Sacramentos


Dia dos namorados é também dia de pensar em vocação e sacramento, com o auxílio do YOUCAT falarei a vocês a respeito de dois dos sacramentos: Matrimônio e Ordem. 


Podemos nos colocar a serviço de Deus por meio de dois sacramentos: a Ordem e o Matrimônio. Estes são sacramentos que tem algo em comum: são instituídos para os outros e ambos visam a construção do Povo de Deus.

ORDENAÇÃO:

Quem é ordenado recebe, através do Bispo, o Dom do Espírito Santo que lhe da autoridade sagrada. Um ministro católico não celebra os sacramentos por força própria ou perfeição moral, mas in persona Christi, como já dizia São Tomás de Aquino: apenas Cristo é o verdadeira sacerdote, os demais são seus servos. 

O sacramento da ordem possui três graus:
  • Bispo (episcopado);
  • Presbítero (presbiterado) e 
  • Diácono (diaconado).
É de grande importância lembra-los também que quem celebra a missa é Cristo, o Padre preside.

MATRIMÔNIO:

Deus dispôs o homem e a mulher um para o outro para que nao fossem mais dois, mas um. Dessa forma, devem viver no amor, ser fecundos e assim tornar-se sinal de Deus. 
Este sacramento ocorro mediante uma promessa entre o casal, a qual ocorre diante de Deus e da Igreja. Aceita e selada por Deus ela é concluída pela união corporal do casal. O laço que aí é unido se mantém unido até a morte. Deste modo o casal passa a ser uma imagem viva do amor entre Cristo e a Igreja. 
Para que este ocorra são necessários três elementos:
  • Consentimento livre;
  • Concordância com uma união para toda a vida e
  • Abertura aos filhos.
Outro pontos pontos fundamentais no matrimônio são a monogamia e a indissolubilidade, esta porque a essência do amor é entregar-se mutuamente e sem reservas, e também porque representa a entrega de Cristo a sua Igreja. 

Devemos lembrar também que apesar de estruturarmos nossos relacionamentos em Deus estamos sujeitos a algumas magoas e decepções, é muito importante que no namoro e no casamento o diálogo e a compreensão estejam sempre presentes. Dificuldades virão e com Deus, e o casal em unidade, podem supera-las.

Entregue sua vocação a Deus, peça o que Ele quer de ti, entrega e o resto ele fará. Tudo dará certo, basta confiar. 


Texto montado  com partes do  YOUCAT
por Cassia Fonseca
Ministério de  Comunicação 

0 comentários: