Conhecer-se, ser livre, escolher certo


"Eles [formadores] nos ensinam que a descoberta de nossos pontos fracos é a maior arma, pois quando sabemos nossos limites, temos nossa vida nas mãos e podemos escolher agir diferente. Quando não temos o autoconhecimento corremos o risco de errar durante toda a vida".

Olá! Recebi essa frase da minha namorada, Magda, quando conversávamos sobre essa nova geração, a geração Y. Interessante que, conversando sobre um assunto, Deus nos desperta para tantas coisas; por isso é sempre preciso estar atento.

Ao entrar nessa frase, continuo minha reflexão anterior. Não se pode desprezar nada da vida, nem os “altos” nem os “baixos”.
Nos “altos e baixos” da vida, descobrimos também os nossos limites. Todos temos limites, uns conseguem superá-los de forma mais tranquila, outros passam a vida tentando superar alguns dos seus limites, outros até morrem e não conseguem superá-los. Diante desse fato contamos com a Divina Misericórdia infinita do Senhor, que é a certeza de que, mesmo limitados, Ele nos ama e nos espera, basta que haja em nós a vontade primeira da conversão contínua. Para alcançarmos a graça da conversão contamos com o Espírito Santo de Deus, que é quem nos impulsiona, nos inspira e nos ajuda, e também contamos com o nosso autoconhecimento, que, em minha opinião, é a grandiosa aventura de nos olharmos de frente.

Quando sabemos nossos limites, temos, como diz a frase acima: “a vida em nossas mãos e podemos escolher por agir e ser diferentes”.

Então contando com a Misericórdia Divina e com o Santo Espírito é hora de encararmos nossas limitações, conhecer nossos pontos fracos para que eles não se tornem armadilhas nas mãos da vida ou do demônio. É um verdadeiro desafio.

Pregando para um grupo de jovens há 15 dias, eu dizia que somos livres, a liberdade que tantos procuram e querem expressar nos cortes de cabelos ousados, nas roupas extravagantes, nas pinturas, comportamentos, etc., ja é nossa. Somos Livres, nada nos prende, podemos, de fato, fazer o que quisermos e bem entendermos das nossas vidas; mas com um porém: A liberdade verdadeira só se encontra em Jesus Cristo, porque n'Ele encontramos a nós mesmos, nos baseando na vida d'Ele vemos os nossos pontos fracos e temos a oportunidade de exercer nossa liberdade escolhendo pelo certo.

Conhecer-se é saber até onde posso exercer minha liberdade, até onde posso ir sem deixar de amar o próximo, até onde posso ir sem deixar de me amar, até onde posso ir sem deixar de amar a Deus e, por fim, conquistar a coroa imperecível: a liberdade eterna.

Fonte: Site Comunidade Canção Nova



0 comentários: